OLÁÁÁ!!! GERINGONCEIROS!

Se você é poeta, músico, ator, artista plástico, dançarino, aspirante, produtor ou curioso e quer mostrar seu trabalho, estabelecer contatos e somar, venha para o Redemoinho Artístico! E quem sabe mostrar o resultado disso no Amostra Grátis. Reuniões sempre às sextas, 17horas! no SESC Tijuca. Contato: tijuca.geringonca@sescrio.org.br

8 de ago. de 2008

Oficina Eu na Web - Aula 1









A primeira aula da oficina Eu na Web foi na sala de internet livre do Sesc-Tijuca. Não poderia haver lugar com nome mais apropriado, afinal o objetivo da oficina é justamente disseminar os variados usos da rede mundial de computadores por meio de ferramentas interativas. A internet é livre e o grande desafio é fazer com que ela seja aproveitada em todo seu potencial, sobretudo no que diz respeito à comunicação online.

Foi interessante perceber que os alunos atraídos pela oficina têm perfis dos mais diversos. Gente de 15 a 67 anos, de engenheiros a produtores culturais, passando por estudantes. Em comum, a curiosidade em relação à web e, sobretudo, à web 2.0 - que vem a ser justamente a vertente "colaborativa" do espaço virtual.

Começamos a aula com uma breve descrição dos objetivos da oficina. Em seguida os oficineiros se apresentaram e contaram seus interesses. Partimos então para a parte "teórica" da aula, que ajudava a reforçar as motivações da oficina: mostramos, por meio de números e informações - boa parte delas pesquisada na própria internet - que há uma crise de distribuição de produtos culturais por vias tradicionais. Por outro lado, há cada vez mais gente produzindo música, vídeo, artes plásticas, literatura, justamente com a facilidade alcançada pelos recursos tecnológicos. Demos, então, alguns exemplos de artistas que conseguiram fazer um uso inovador da internet a fim de distribuir suas obras. Houve uma acalorada discussão sobre as indústrias fonográfica e cinematográfica.

Encerrada essa etapa, explicamos que fizemos a opção de tratar da produção cultural na nossa apresentação apenas por ser esta a nossa área de atuação. Somos da equipe editorial do http://www.overmundo.com.br/, um site colaborativo de cultura brasileira cujo objetivo é democratizar a disseminação da produção cultural em todo o país. Fizemos questão de reforçar que esta questão da distribuição de informação pode ser pensada para diversas áreas. Por isso, passamos a conversar na segunda etapa da aula sobre o tipo de produção de conteúdo que a turma gostaria de fazer nas próximas aulas da oficina.

Alguns temas vieram à tona e os alunos se comprometeram a pesquisar sobre eles (entrevistar, apurar, consultar dados e, eventualmente, gravar) para produzirmos textos na próxima aula. No final, houve conversas sobre a importância e a relevância de redes de relacionamento, como o Orkut.

3 comentários:

Anônimo disse...

SAUDAÇOES ECOLOGICAS
TURMA EU NA WEB
GOSTEI DE VER AS FOTO QUE TIREI NA 1ª AULA
FORAM AS Nº2,4 ULTIMA
EU ESTAVA NA 3ª.
ABRAÇOS SAUDOSOS,
PAZANGELO

Anônimo disse...

FRUTOS DA EU NA WEB,
ASSISTI A PRE-GERINGONÇA POIS AS 17:30H E FOI SUPER A APRESENTAÇÃO DAS CRIANÇAS DA CASA DAS ARTES. NEM PARECIAM QUE TINHAM TREINADO APENAS 6 MESES. AS 13 CRIANÇAS DA OFICINA MUSICAL MANDARAM SUPER BEM DERAM SEU RECADO EMBALADS PELA MAESTRINA CRISTINA DINE.
A APRESENTAÇÃO DO JOVEM RAFAEL LANIS CANTANDO ESTRELA DALVA FOI UM DELEITE. HA! NÃO PODERIA ESQUECER DO JOVEM FELIPE EM SUA HOMENAGEM A DORIVAL CAYMI.
UM ABRAÇO A TODOS ENVOLVIDOS NESTE PROJETO EM ESPECIAL A LOLLA AZEVEDO,
SAUDAÇOES ECOLOGICAS!
MÕNICA PAZ ANGELO

Chris Marques disse...

Eu não apareci em enhuma foto... mas pelo menos a que eu tirei foi publicada (a que tem o monitor nº 12 e a oficina rolando ao fundo).
Como disse durante o último encontro, a oficina foi muito boa e não vejo a hora de aplicar o que aprendemos aqui na Sala da Internet Livre.