OLÁÁÁ!!! GERINGONCEIROS!

Se você é poeta, músico, ator, artista plástico, dançarino, aspirante, produtor ou curioso e quer mostrar seu trabalho, estabelecer contatos e somar, venha para o Redemoinho Artístico! E quem sabe mostrar o resultado disso no Amostra Grátis. Reuniões sempre às sextas, 17horas! no SESC Tijuca. Contato: tijuca.geringonca@sescrio.org.br

19 de ago de 2008

Oficina Eu na Web - Aula 2




Na última aula, passamos brevemente por uma história da evolução dos sistemas operacionais e da internet, discutimos um pouco as idéias por trás da chamada "web 2.0" e do "jornalismo cidadão", e fizemos um pequeno passeio pelos sites colaborativos. Vários exemplos de sites estrangeiros e brasileiros foram dados.

Discutimos ainda alguns casos interessantes nestes sites, como o vídeo publicado na internet pelo rapaz que provocou o massacre da universidade americana Virginia Tech. George, um dos participantes da oficina, citou também o exemplo do atentado nos metrôs de Londres, que teve as primeiras informações repassadas via celular por pessoas quaisquer que estavam na área delimitada pela polícia.

Combinamos que a próxima aula trataria da questão do texto (e de outras mídias) feito para a internet. Qual é a diferença entre ele e os outros? Que recursos diferenciados pode usar, se há limites de tamanho etc.

Reunimos os endereços eletrônicos de todos os alunos em uma lista de discussão. A conversa da aula continuou, portanto, na internet. Rapidamente o Viktor passou os links – com uma pequena explicação – de cada site citado na aula. (Quem preferir pode acessar esses sites a partir do nosso Delicious).

Wikipedia
Enciclopédia virtual colaborativa. Os verbetes são escritos por colaboradores. São mais de 420 mil artigos em português e mais de 500 mil em inglês, entre muitas outras línguas.
http://pt.wikipedia.org/

YouTube
Site de vídeos, onde é possível assistir programas televisivos (algumas redes têm parceria com o YouTube), curtas metragens, e muito mais. Os vídeos podem ser assistidos online.
http://www.youtube.com/

Orkut
Site de redes sociais, onde os usuários traçam seus perfis e identificam interesses em comum.
http://www.orkut.com/

Twitter
Ferramenta de microblogging, onde é possível criar blogs e postar textos curtíssimos (com limite de caracteres).
http://twitter.com/

Global Voices
Rede global de blogs e comunidade de tradutores voluntários, que traduz para uma série de idiomas posts interessantes de diversos blogueiros espalhados pelo mundo.
http://pt.globalvoicesonline.org/

iCommons
Site colaborativo especializado em temas que abordem educação e tecnologia no ambiente colaborativo da internet e das novas mídias.
http://icommons.org/

Desciclopédia
Paródia da Wikipedia, com verbetes bem-humorados e com informações erradas propositadamente.
http://desciclo.pedia.ws/

EyeOS
Sistema Operacional online. É possível instalar aplicativos, guardar documentos etc, como se fosse um computador pessoal mas acessível de qualquer computador.
http://eyeos.org/

Flickr
Banco de fotos e rede social. No Flickr, é possível comentar as fotos de outros autores, encontrar fotos disponibilizadas sob licenças Creative Commons e pesquisar fotos de instituições públicas e privadas, como bibliotecas, museus, arquivos e centros culturais.
http://www.flickr.com/
http://www.flickr.com/commons
http://www.flickr.com/creativecommons


Delicious
Site de bookmark social, onde é possível indicar e guardar seus sites favoritos online e encontrar pessoas que marcaram como favoritos os mesmos sites.
http://delicious.com/

WikiCrimes
Site colaborativo que procura mapear os locais de crimes no Brasil. Os usuários marcam onde os crimes ocorreram e tenta-se organizar uma estátistica mais aprofundada sobre esses dados.
http://www.wikicrimes.org/

Fórum Brasileiro de Segurança Pública
Site colaborativo sobre segurança pública, com documentos, artigos e políticas públicas de segurança sendo discutidas por policiais e pesquisadores da área.
http://www.forumseguranca.org.br/

DotSub
Site de vídeos que permite a adição de vídeos legendados em diversos idiomas. As legendas são feitas por uma equipe voluntária.
http://www.dotsub.com/

OhMyNews
Site de jornalismo cidadão, em que qualquer colaborador cadastrado pode postar uma notícia. As notícias mais quentes e interessantes são selecionadas e impressas em forma de jornal.
http://english.ohmynews.com/

WordPress
Ferramenta gratuita para a criação de blogs.
http://wordpress.com/
http://wordpress.org/

LibraryThing
Rede social de resenhas de livros, onde os usuários compartilham informações sobre os últimos livros que leram.
http://br.librarything.com/

mySpace
Rede social de música, onde é possível encontrar desde bandas famosas a novos sucessos da cena indepedente, todos com músicas disponíveis para serem ouvidas online.
http://www.myspace.com/

SlashDot
Site de tecnologia e informática. Foi um dos pioneiros no esquema colaborativo.
http://slashdot.org/

Kuro5hin
Site colaborativo de tecnologia e informática. Criou o conceito de filas de edição e votação.
http://www.kuro5hin.org/

Digg
Site colaborativo, onde é possível indicar links para conteúdos de outros sites.
http://digg.com/

Newsvine
Site colaborativo com notícias sobre diversos assuntos, entre eles política, esporte, tecnologia e entretenimento.
http://www.blogger.com/www.newsvine.com

Archive.org
Banco de dados multimídia, onde é possível encontrar músicas, textos, fotos e vídeos (inclusive clássicos do cinema mundial) disponíveis em domínio público.
http://www.archive.org/

Aí, participantes da oficina trataram de complementar esta lista com outros exemplos bem interessantes. Vide as mensagens:


Ricardo Fonseca de Carvalho:


Aproveito para também dar uma indicação – talvez vc já esteja a par – de um site super legal. www.radiotube.com.br. Sds Ricardo Carvalho.


Mensagem do George:


Afinal, o que é o eclipse do Yahoo Brasil?


http://br.noticias.yahoo.com/s/080815/48/gjrbkf.html



http://br.noticias.yahoo.com/especiais/id_manifesto.html


http://www.yahooposts.com/



Resposta do Viktor:

O RadioTube eu não conhecia. Curioso perceber que é também um projeto patrocinado pela Petrobras. Ricardo, você tem alguma proximidade com o projeto?
No Overmundo, tivemos uma experiência colaborativa com uma temporada da Rádio Overmundo (http://www.overmundo.com.br/tag/radio-overmundo). Foram 30 edições. Vale a pena conferir o programa.

George, o Yahoo! Posts eu já tinha ouvido falar há pouco. Mas me parece que é um site editorializado, não? São blogs selecionados pelo Yahoo. Posso estar errado, mas me parece uma tentativa do Yahoo! de penetrar na "blogosfera" sem ter um serviço eficiente de hospedagem de blogs (como o Blogger e o Blogspot, do Google).

Resposta do George:

Quis mesmo chamar atenção para este movimento no mercado, o YAHOO ! Brasil buscando (re)posicionamento.

Havia sabido (por alto) que o YAHOO ! Brasil contratou o Manoel Neto um desenvolvedor blogueiro de alto nível. Agora fica claro o movimento de conquista de um grupo de comunicadores especializados em blogs, os pro bloggers, aliás não exatamente de conquista deles, mas do público deles.

Demais a indicação do RADIO TUBE, vamos navegar e pesquisar todo. E trocar boas idéias.

Um comentário:

Daniel Duende disse...

Olá pessoal!

Fiquei feliz de saber que o Global Voices em Português foi citado em uma aula do projeto de vocês (que por sinal parece bem bacana). Caso queiram saber mais sobre o Global Voices em Português, ou até mesmo colaborar com o projeto, será um prazer receber vocês.

Abraços do Verde.

Daniel Duende [daniel.carvalho@gmail.com]
Coordenador do Global Voices em Português

TV Geringonça

Loading...