OLÁÁÁ!!! GERINGONCEIROS!

Se você é poeta, músico, ator, artista plástico, dançarino, aspirante, produtor ou curioso e quer mostrar seu trabalho, estabelecer contatos e somar, venha para o Redemoinho Artístico! E quem sabe mostrar o resultado disso no Amostra Grátis. Reuniões sempre às sextas, 17horas! no SESC Tijuca. Contato: tijuca.geringonca@sescrio.org.br

8 de jun. de 2010

DEBATE COM ESPAÇO: MINHA CASA, SUA CASA.

O texto abaixo é um relatório sobre a oficina de artes cênicas que o Projeto Geringonça ofereceu em Maio de 2010 realizados, ele o relatório e ela a oficina, por Thierry Trémouroux e Raquel Karro. Em breve traremos relatos dos participantes da oficina.


Uma oficina concebida a partir dos conceitos "Minha casa, sua casa" e “Debate com o espaço”.
Quatro encontros com pessoas das mais diversas áreas como: jovens atores sem muita experiência, uma palhaça, uma psicóloga, algumas donas de casa e pessoas de idade. Moradores ou não da Tijuca.
Número alto de interessados em fazer a oficina e também alto número de efetivos participantes. Muitos deles frequentadores assíduos das programações do Sesc Tijuca e do projeto "Geringonça".

No programa:
- jogos de reconhecimento do corpo como instrumento de comunicação, partindo da auto-observação e também do olhar do outro. Do que é visto, mas também do que não é visto. Exercícios como: "mapa do corpo", "você não está vendo, mas aqui temos...", ou ainda: "jogo do Peter Brook".

- observação de possíveis percursos: grupos aleatórios foram definidos ou definiram-se entre si, com o objetivo de elaborar percursos como: seguir alguém na rua, entrar na casa do outro, trazer fotos, roupas, objetos pessoais, etc... que contassem uma trajetória.

- linguagens apresentadas na apresentação dos trabalhos preparados pelos participantes: pequenas improvisações teatrais, instalações, danças e vídeos.

- organização dos trabalhos selecionados, com entrelaçamento dos participantes, na forma de um pequeno espetáculo de 25 minutos. Apresentação para o público, formado por convidados dos membros e do próprio Sesc.

O resultado, considerando-se o pequeno tempo de pesquisa e as características relatadas acima, incluindo aí as diversas formações e origens dos participantes, apresentou-se como um enorme interesse por novas formas, por formas contemporâneas, que relacionem a vida do dia-a-dia com a cena. Seja no deslocamento de sua casa para um outro lugar, na busca de si mesmo, ou nas possíveis perguntas sobre o outro.

É com muito prazer que conduzimos esse trabalho! Contamos com o total apoio da equipe do “Geringonça” e, é com grande interesse que nos colocamos à disposição para darmos continuidade ao trabalho. De forma mais regular, conforme os desejos da unidade do Sesc Tijuca e do público da oficina.

Atenciosamente,
Thierry Trémouroux e Raquel Karro

Nenhum comentário: