OLÁÁÁ!!! GERINGONCEIROS!

Se você é poeta, músico, ator, artista plástico, dançarino, aspirante, produtor ou curioso e quer mostrar seu trabalho, estabelecer contatos e somar, venha para o Redemoinho Artístico! E quem sabe mostrar o resultado disso no Amostra Grátis. Reuniões sempre às sextas, 17horas! no SESC Tijuca. Contato: tijuca.geringonca@sescrio.org.br

9 de nov. de 2008

ARTE, SOM, DESMATERRIALIZAÇÃO

ARTE, SOM, DESMATERIALIZAÇÃO
Marcelo Campos

Na noite de quinta-feira, 30 de outubro de 2008, cheguei ao SESC Tijuca para participar da Rádio Lugar, uma iniciativa comandada pelo Romano para o Projeto Geringonça. “Venha fazer rádio na rua!” “Traga sua proposta e seja você mesmo o deejay!” Assim o cartaz convocava os participantes.

Com isso, ao chegar, percebi propostas bem abertas de diálogo tanto com o lugar, quanto com os participantes que vinham acompanhando as oficinas há um mês. Romano tem interesses amplos na conceituação e difusão do lugar da arte. Já conhecia suas pesquisas sobre os vínculos da arte com a imaterialidade dos sons, fazendo do evento-arte o momento de encontro, etéreo, efêmero, inusitado.

Contaminado pelo ambiente, direcionei minha proposta para Rádio Lugar também incluindo os participantes, ora como entrevista, ora como depoimento aberto aos que se aproximavam para ouvir. Para cada tema, todos emitiam opiniões. Em vez de palestra, produzimos um debate, uma conversa “de mesa”. Com isso, propus assuntos que de antemão incitariam discussões para um público mais diversificado. Tratamos das especificidades dos objetos de arte: materialidade, desmaterialização, obra única, reprodução, etc. Discutimos a aproximação entre obra e espectador: hermetismos, literalidades, textualidades, etc. Incitei-os, desta forma, a entender os “incorporais” de Anne Cauquelin e a “sobreidade” de Arthur Danto. Tudo isso, driblando os ruídos do entorno, acreditando na disseminação da arte no cotidiano da cidade.

Marcelo Campos

Nenhum comentário: