OLÁÁÁ!!! GERINGONCEIROS!

Se você é poeta, músico, ator, artista plástico, dançarino, aspirante, produtor ou curioso e quer mostrar seu trabalho, estabelecer contatos e somar, venha para o Redemoinho Artístico! E quem sabe mostrar o resultado disso no Amostra Grátis. Reuniões sempre às sextas, 17horas! no SESC Tijuca. Contato: tijuca.geringonca@sescrio.org.br

9 de out. de 2008

Mural do projeto Geringonça

Mural do projeto Geringonça
Deneir de Souza Martins

Sugerido por Jorge Duarte, iniciei a minha discussão com os integrantes das oficinas e outros ouvintes mostrando a minha experiência como arte-educador, mostrei trabalhos em arte pública, principalmente, murais coletivos. Falei sobre o Grupo Imaginário Periférico que fundamos em 2002, hoje com mais de trezentos artistas plásticos. Em seguida, relatei uma intervenção do Projeto Murais Urbanos com pintura mural realizada durante três meses com alunos da Escola Municipal Martin Luther King na cidade do Rio de Janeiro e finalmente mencionei a realização de vários murais no interior do Estado nas unidades da Fundação para a Infância e Adolescência – FIA com portadores de necessidades especiais. Para mostrar melhor estas experiências utilizamos imagens de um datashow e Jorge Duarte analisou e mostrou fotos do processo de execução do mural coordenado por ele.

Com relação ao mural produzido pelos integrantes das oficinas, o resultado foi muito impactante, principalmente pelo fato de ter sido orientado por um artista com a experiência de Jorge Duarte. No primeiro momento, vi no centro do mural, de forma quase abstrata, a imagem de uma geringonça rodeada por vários signos com muita força expressiva e visual. A composição não se limitava apenas a imagens elementares apresentando ótima expressão gráfica e utilizando temas, formas, texturas e cores fortes, predominando várias tonalidades de vermelhos, laranjas e amarelos. Os signos e coloridos que circundam o mural reproduzem os diferentes aspectos de nossa saudável pluralidade cultural. A união dos participantes aliada aos seus conhecimentos técnicos fizeram com que de perto pudéssemos ver um painel coletivo, mas de longe pudemos observar um mural e composição única.

Deneir de Souza Martins
Artista plástico e Arte Educador

Nenhum comentário: