TROUPP PAS D’ARGENT
SESC TIJUCA – SETEMBRO DE 2010
Nosso trabalho exige do ator um estado permanente de investigação, transformando seu corpo num laboratório de pesquisa e experimentação. No primeiro dia, após um aquecimento direcionado, foram propostos ao grupo uma série de exercícios com o objetivo de uma redescoberta corporal. Os alunos foram estimulados a movimentar e buscar a conscientização de partes do seu corpo nunca antes percebidas e consequentemente adormecidas. A partir disso aconteceu uma experimentação de exercícios acrobáticos, dismistificando alguns medos e limites para finalizar o dia com um exercício de percepção do outro, resposta a seus estímulos e uma sutil sensibilização.
No segundo dia aprofundamos a investigação corporal direcionando os alunos a vivenciar seus corpos em diversos níveis, em diversos espaços e com vários estímulos externos. Aprofundamos também a sensibilização no tema sertão. Foi solicitado aos alunos que buscassem durante a semana, tudo que lhes mobilizasse para o tema proposto e que trouxessem para a aula seguinte: sons, cheiros, gostos, etc.
No terceiro dia, após todo esse processo de conscientização das infinitas possibilidades de movimentos corporais a Troupp vai fundo na sensibilização do tema proposto, utilizando estímulos pensados para o trabalho e tudo que foi levado à oficina como contribuição de cada um. Trabalhando o físico para se chegar a uma emoção genuína e verdadeira.
No quarto dia o grupo de alunos é dividido em subgrupos e através de partituras corporais próprias desenvolvem pequenos improvisos que foram lapidados e mostrados no dia seguinte como exercício público e resultado destes encontros de formação de artistas pesquisadores e criadores de sua própria linguagem, para sua ampla expressão.
15 de out. de 2010
RELATO DA OFICINA PROCESSOS DA LINGUAGEM CORPORAL
Por GERINGONÇA às 08:41
Nenhum comentário:
Postar um comentário