OLÁÁÁ!!! GERINGONCEIROS!

Se você é poeta, músico, ator, artista plástico, dançarino, aspirante, produtor ou curioso e quer mostrar seu trabalho, estabelecer contatos e somar, venha para o Redemoinho Artístico! E quem sabe mostrar o resultado disso no Amostra Grátis. Reuniões sempre às sextas, 17horas! no SESC Tijuca. Contato: tijuca.geringonca@sescrio.org.br

31 de dez de 2007

O que é o Projeto Geringonça?

Conheça como e porque o Geringonça tornou-se um ponto de encontro de jovens


Das roldanas.
O Geringonça consolidou-se como uma ação original de arte-educação, que tem, no núcleo de sua multiplicidade, a função de catalisar iniciativas artísticas e posicionar o jovem como dinamizador do seu próprio senso estético. Partindo da noção de que a expressão artística é a ponte imediata do sujeito com o mundo ao seu redor, o Geringonça se apresenta como um abrigo para as mais diferentes linguagens e manifestações, onde, através do encontro criativo das obras, esses indivíduos têm a oportunidade de se conhecerem e de se reinterpretar.


Geringonceiros.
Bolsa de valores artísticos, mercado ideológico jovem, trocadores de criatividade. As territorialidades, a interconexão de bairros e a explicação de como o projeto alastrou-se e moveu-se para muitos núcleos do Grande Rio é produto desse tipo de relação. O Geringonça se distancia de muitas iniciativas similares, pois não pretende formar multiplicadores. A multiplicação é prerrogativa de qualquer porta por que se entre nesse processo geringonçado. É a primeira coisa que se faz ou que se quer fazer.


“Oi, eu tenho uma banda e...” Redemoinho Artístico.
A idéia é dar vez e voz a quem faz arte, não importa a linguagem, mas que prime pela produção autoral, original, inédita e independente. Às sextas-feiras, cinco da tarde, todos que querem mostrar seus trabalhos se encontram nessa espécie de sarau. A sensação de falta de transparência – comum em grande parte da sociedade, levada ao paroxismo quando relacionada ao universo underground – é evitada com as propostas apresentadas no mesmo dia em um processo contínuo de montagem da grade de programação.


Uma idéia na mão, um vídeo na cabeça Plano Geral.
O objetivo é propiciar um novo espaço para a exibição de vídeos e filmes independentes, com ênfase na produção tanto universitária, como amadora e experimental. O Plano Geral concebe o audiovisual como forma de organizar o pensamento, transmitir idéias e pontos de vista, além de estimular e experimentar diversas maneiras de unir som, imagem e movimento com efeitos, cortes e seqüências que fogem à regra clássica de tratamento e montagem.


De-compondo a composição Workshow
Jam session, ensaio, coisa fresca. O clima do Workshow é esse. Um show ao avesso. O formato apresenta um músico renomado, formulador de linguagem, que troca o cd com uma banda nova. Durante um mês eles ensaiam cada um em seu canto, imergem um na linguagem do outro. No dia do Amostra Grátis, temos um “Oi, sou fulano de tal...”, eles então se encontram e trocam seus sons. Enfim, se conhecem pessoalmente. À noite, em um espaço intimista, e simultâneo à apresentação no teatro, batem um papo com o público convidado, contam suas histórias, ensaiam. Mais tarde, o que foi produzido em conjunto vai ao palco encerrar o evento mensal. E ressaltando que o próprio formato desse ensaio de bolso é combinado entre os músicos e com o público.


Onde caos e progresso caminham juntos.
Amostra Grátis

Há uma grande circulação, nos bastidores e camarins, dos jovens que estão apreendendo o “espetáculo”, e muito dessa preparação é visível para a platéia. Dado seu caráter informal e direto, o show, de todas as vertentes, é a mais facilmente criticável e passível de erros. É exatamente por ser informal e direto que os habituais tropeços e atrasos têm transparência. Pintando o invisível, através do espelho representado pelo “palco”, surge por todo o panóptico do teatro – coxias, platéia, hall, camarins, rua etc. – o detalhe que o torna peculiar: o macrocosmo destes jovens.


Realejo ArtesAndAndo - Oficinas de intervenção urbana, ambiental e sonora compostas de quatro encontros para produção de obras e fatos a serem apresentados no espetáculo mensal "Amostra Grátis". Nesse mesmo dia, ocorre um blá blá blá dialógico com a presença de um crítico de arte contemporânea. É meio muzzarela, meio obra de arte.



Pe
nélope na Vitrine: despindo a moda - Criticar o universo da indústria fashion através de oficinas que entrelaçam diferentes formas de fazer roupa - essa vertente do Geringonça vai da carnavalização ao figurino cênico em um ponto de tricô.




Cicerones
Hoje t
em, sim senhor! Oficina de mediação de palco.
Videojockeys (vjs), apresentadores de programas de auditório, desejo maior de qualquer figura que almeje o sucesso. Como sabemos, o ícone do apresentador constitu
i uma figura ilusória, porém extremamente real no universo onírico e simbólico, principalmente na projeção das ambições. Brincar com a natureza caricata da apresentação para pensar sobre essa relação foi a origem do Hoje tem, sim senhor! Talvez pela observação de que esse pastiche esteja enraizado no comportamento social e o jovem atenda com especial sensibilidade a esse desejo.


Literatura (im)possível
Exprima-me.
Este espaço virtual também vem facilitando a circulação poética e é altamente estimulante para aqueles que sempre escreveram seus versos, mas nunca tiveram a oportunidade de publicá-los. Abriu-se, com isso, uma nova relação, direta, sem intermediários, entre quem faz e quem se alimenta de poesia. E com esse intuito, extrapolando o circuito fechado da poesia hermética, o Exprima-me detona limites, roça, liquefaz. Afinal, como os grandes poetas ensinam, poesia é risco.


A Geringonça
Recorrendo aos dicionários, encontramos, para o verbete geringonça, duas chaves semânticas: a primeira trata da palavra vulgar, informal, que se opõe à norma culta; a segunda, por sua vez, diz respeito a qualquer coisa malfeita, de estrutura frágil e cujo funcionamento se faz na transitoriedade, escapando a qualquer modelo de ajuste.Depois de desmembrá-lo, fica claro que o processo se amolda às duas classificações encontradas nos dicionários, ao mesmo tempo em que as expande. Pois, se duas de suas intenções primeiras são dialogar com o jovem no terreno informal de sua língua e fazer do trânsito e da mutabilidade os melhores alicerces de sua estrutura, o Geringonça é, ele mesmo, uma espécie aprimorada de idioma, cuja compreensão reclama a convivência íntima com suas possibilidades.

TV Geringonça

Loading...